LAIS cria ranking de transparência para vacinação no RN

Mais uma informação importante estará disponível, em breve, no RN Mais Vacina. Os pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) elaboraram o ranking dos munícipios com maior transparência no processo de imunização da população, mostrando os cinco mais transparentes e os cinco menos transparentes, além de mostrar a lista completa de todos os municípios. Em reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira (22), com representantes do Ministério Público Estadual (MP/RN), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT), Tribunal de Contas da União (TCU) e Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP), o ranking foi validado como ferramenta de estímulo à transparência do processo de vacinação em todo o estado.

Esse novo processo tem função educativa e informativa, uma vez que estimula a utilização do RN Mais Vacina, sistema criado pelo LAIS e em parceria com a SESAP, que além de conter o cadastro das pessoas aptas a serem imunizadas, faz também o gerenciamento de todas as doses de vacinas recebidas pelo estado e repassadas para os municípios. “É fundamental que todos os gestores utilizem o sistema como forma de dar visibilidade ao processo de vacinação, desde a chegada das doses ao território até a aplicação das vacinas”, informou a subsecretária de Planejamento e Gestão da SESAP, Lyane Ramalho.

O diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, ressaltou que o ranking tem uma função social relevante, ao tornar pública informações importantes de cada um dos municípios em tempos de pandemia. “As informações sobre a imunização da população são fundamentais para o planejamento realizado pelas autoridades. Precisamos ter conhecimento de como a cobertura vacinal reflete na imunização das pessoas e como isso está impactando no decréscimo do número de óbitos e das internações em leitos covid-19. E só temos como fazer todas essas análises se as informações fornecidas pelos municípios forem precisas, eficazes e oportunas”.

Foto equipe LAIS

Antes do ranking ser divulgado, está prevista ainda uma reunião da equipe do LAIS, com a participação da SESAP e todos os gestores municipais. Na ocasião, serão informados as metodologias utilizadas e os parâmetros para a elaboração do novo instrumento. Também será dado um prazo de ajuste por parte dos municípios. “O nosso maior objetivo é dar transparência a toda cadeia de distribuição das vacinas até o braço dos usuários. Deste modo, estaremos realmente dando informações mais qualificadas para todos. Portanto, contamos com o apoio dos municípios, da sociedade, da imprensa e dos órgãos de controle”, finalizou o professor Valentim.

Anterior

CNI prevê que a economia brasileira vai crescer 3% este ano

Próximo

Gilmar Mendes quer concluir hoje julgamento sobre Moro

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas